Se você decidiu  em comprar um veículo está condicionado ao estado dele, tanto externo como interno.

Algumas vezes, todos os detalhes aparentes estão perfeitos. Agora quando  você for conferir como está a saúde do motor e descobre que ele foi retificado.

O Que é um Motor Retificado?

É  um processo de reparo, ou seja, significa que algum defeito atingiu o limite e ao invés de trocá-lo por outro, o proprietário ou a loja que está revendendo decidiu levá-lo para uma retificadora e trocar as peças defeituosas.

São vários os problemas que podem fazer  o motor “bater” e acabam exigindo retífica podem ser falta de óleo lubrificante, superaquecimento, desgaste natural com o tempo, esforço demasiado, entre outros.

Nesse caso as peças que podemos  retificar são: cabeçote, bloco do motor, bielas, comando de válvulas, pistões, virabrequim (conhecido também como “árvore de manivelas”).

Sempre preste bem atenção no que foi retificado, você vai identificar se o estrago foi grande ou pequeno.

Em geral, quando o virabrequim passa por retífica foi porque o dano era maior. Se ficar com dúvida sobre a isso consulte a Retífica de Motores Jocimar  ou procure seu mecânico de confiança

O Real Tamanho do Problema

Um motor que foi retificado pode ter passado por um profundo conserto ou uma reforma para ajustar algumas peças.

Essa reforma não significa exatamente que o veículo não é bom para a compra. Hoje em dia os processos de manutenção são modernos a retífica é capaz de deixar um motor  novo, com grande possibilidade de uma vida útil longa.

Mas se atente a uma coisa  você precisa saber é qual foi o tipo de serviço realizado, que peças precisaram ser retificados e quantos quilômetros o carro já rodou depois de passar pelo mecânico.

Peça sempre nota do todoas as peças trocadas e a garantia do serviço nós aqui da Retífica de Motores Jocimar damos garantia de 20 mil km ou um ano de garantia.

Veja algumas dicas para motores que acabaram de ser retificados.

  • Saia com o veículo acelerando sempre suavemente;
  • Engate das marchas nas rotações corretas. Se tiver conta-giros é melhor ainda para fazer as mudanças na rotação mais propícia;
  • Evite “esticar” as marchas e também andar em rotações muito baixas com o carro engatado em 3ª ou 4ª marcha;
  • Não force o motor com giro muito alto e forte aceleração;
  • Nunca deixe o nível do óleo abaixo da marca mínima;
  • Nunca deixe faltar água;
  • Troque o óleo a cada 500 e 1000 quilômetros rodados.

Revisões Necessárias

Depois  não atrase as revisões que a retificadora determina. Geralmente são três revisões que checam:

  • Regulagem de válvulas;
  • Troca de óleo e filtro lubrificante, que acontece entre 500 e 1000 quilômetros, depois perto dos 5000 e a terceira com 10.000;
  • Vistoria para averiguar vazamentos de óleo e líquido para arrefecimento;
  • Conferência do sistema eletrônico;
  • Limpeza do filtro;
  • Conferência da tensão das correias e dos tensores.

Quando Fazer o Motor do Carro?

Preste atenção nos sinais que o carro está indicando para você, vazamento constante, muita fumaça no escape, barulhos estranhos vindo o motor quando está ligado na lenta.

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