A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes.
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do cárter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Se a quilometragem é muito alta, em geral acima dos 150 mil quilômetros, a chance de ter ocorrido esse tipo de manutenção é grande. Você deve perguntar ao vendedor se o motor já passou por algum conserto.
Testes podem indicar uma retífica não tão bem-sucedida:
- Depois de ligar o motor, verifique se ele funciona bem em diferentes rotações ou acaba falhando ou dando trancos;
- Tente notar se há ruído vindo do motor ou algum barulho estranho;
- Veja se no escapamento há fumaça branca saindo do motor enquanto este está frio. Isso pode demonstrar que o cabeçote está trincado ou o bloco está permitindo a entrada de água onde armazena óleo. Fumaça preta é sinal de queima excessiva de óleo.
- Procure saber o motivo que levou o motor a “bater”… Se foi por falta de lubrificação ou superaquecimento.
– Se foi por problema de lubrificação os itens mais atingidos são pistões, anéis de segmento, tuchos, árvore de manivelas ( virabrequim )
– Se foi por superaquecimento pode ter ocorrido o empeno do cabeçote. - Peça a retífica que realizou o serviço ou a loja que está vendendo o carro uma relação com a descrição do serviço e das peças substituídas, para poder ter uma dimensão do problema.
- Se por exemplo, foi feita uma retífica no virabrequim, é por que o desgaste foi profundo, e o problema foi bem sério!!
- Com o capô aberto, verifique o estado geral do motor. O mesmo tem que estar seco, sem presença de vazamento de óleo ou água pelas juntas e conexões.
- Ligue o motor; Verifique se funciona bem em todas as faixas de rotação, sem falhas ou trancos, principalmente em marcha lenta.
- Perceba também se há ruídos e barulhos estranhos vindos do motor.
Com essas dicas, com certeza você conseguirá avaliar se deve ou não comprar um carro com motor retificado. É importante lembrar que o preço de um veículo nessas condições tende a cair um pouco.
Qual é a garantia de um motor retificado?
Sempre fique atento a esse detalhe, a grande maioria das retificadoras dão garantia de seus serviços, guarde sempre as notas por eventual necessidade vai precisar e siga rigorosamente as dicas que a retificadora solicita, como revisões no mesmo local. seguindo esses critérios pode usar o seu carro sem medo.
Na Retífica de Motores Jocimar, oferecemos um ano de garantia ou 20 mil km, nossos clientes tem a confiança e qualidade dos nossos serviços.