Quem nunca andou em um velho Fusca, será que podemos dizer que é velho pois tenho visto lindos fuscas andando nas estradas como se fossem novos que acabaram de sair da loja.

O Fusca foi feito a pedido de Hitler e Ferdinand Porsche o velho Beatles foi nomeado Volkswagen do idioma alemão e seu significado é o carro novo, aqui no Brasil acabou sendo nomeado oficialmente de Fusca

Ele deu início a sua fabricação em 1.935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, ele poderia ser comprado por quem pudesse  pagar a bagatela de 990 marcos, e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, novidade da época, pois a maioria dos motores eram de 03 marchas.

Daí, as evoluções nos motores de fuscas foram constantes.

Sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo “rosca sem fim”, evoluções estéticas como quebra vento, lado abertura da porta (no início a porta abria do lado oposto), saída única de escapamento, estribo, entre outras.

Vamos falar um pouco do motor do Fusca :

o mais popular do mundo? muitos se perguntam qual é o mistério desse motor O  grande destaque desse motor é que ele “vivenciou”, e até participou, de momentos históricos da humanidade. porque foi criado à pedidos de um ditador que quase levou o mundo a uma destruição total, provocando a segunda guerra mundial. sempre me perguntei  por que Hitler queria um motor, ou um carro que é o pedido correto “exigido” pelo líder nazista?

Outro motivo: o carro tinha que durar, ser robusto para representar a nova Alemanha que queriam construir. Além disso o motor do Fusca tem elétrica simples, incluindo a alta-tensão que era um conjunto composto por uma bobina, um condensador, e um platinado. Simples, barato, e o principal: eficiente.

O motor da Volkswagen a ar, conhecido como motor do fusca aplicados em vários outros modelos fabricados por esta montadora, como por exemplo:

  • Brasília,
  • Variante,
  • Kombi,
  • TL,
  • Fusca e muitos outros.

É do tipo boxe, fabricado em liga de alumínio e funciona horizontalmente provido de quatro cilindros na proporção de dois cilindros de cada lado do bloco (carcaça), o sistema de combustível é aspirado e distribuído através de um coletor tipo tubo, unidos aos dois cabeçotes do motor.

Quem tem um Fusca sabe o que é ter um bom conjunto. E o seu motor é uma das partes incríveis desse carro.

Cuidados que devem ser tomado

Este motor requer muitos cuidados na hora de ser retificado, vários são os requisitos necessários que o retificador tem que ter em mãos para a execução dos serviços do mesmo jeito na montagem, continua os mesmos cuidados.

Hoje, muitos locais de retifica e oficina mecânicas já não querem mais fazer reparos nestes motores, pois dizem já não compensar, porém existem muitos veículos no Brasil rodando com este motor. Alerto as oficinas mecânicas e retíficas de motores que existe claramente as necessidades de atenderem os serviços destes motores, afinal são motores como tantos outros.

Existem é claro algumas particularidades na retífica e montagem, mas nada desesperador, pois a retífica é semelhante como dos demais motores que também seguem as mesmas ordens.

Até hoje o fusca muito procurado por colecionadores e restauradores é  muito fácil de encontrar peças do motor de fusca usado.

Se você Procura uma Retifica de Motores de Fusca em Curitiba

 A retífica de motores jocimar é especializada em retificação dos motores do fusca e kombi mais conhecidas como  Retífica da Carcaça do Volkswagen 1200 1300 1500 1600, além de um bom serviço você ainda recebe uma garantia de um ano ou 20 mil km rodados, aqui você tem qualidade e garantia em nossos serviços de retifica de motor de fusca em curitiba.

Open chat
1
Olá! Realize um orçamento conosco e ganha 10% na retifica. Clique na SETA aqui no chat do Whatsapp e peça o seu orçamente...